potencial econômico de triticale e trigo é avaliado em Entre Rios do Sul e Viadutos

O potencial econômico e as principais características das cultivares de inverno Triticale (BRS Saturno) e Trigo (BRS Reponte e Belajoia) foram avaliados em duas Tardes de Campo em propriedades onde foram implantadas Unidades de Referência (URS), na região do Alto Uruguai. A ação visa demonstrar para agricultores da região e parcerias o desempenho destas cultivares de inverno, incentivadas para a produção de ração animal, silagem e o excedente, para o Pró-Etanol. As variedades rústico e produtivo triticale (BRS Saturno) e também algumas cultivares de trigo de alta proteína foram desenvolvidas pela Embrapa Trigo.

As atividades aconteceram nos municípios de Entre Rios do Sul e Viadutos, na região do Alto Uruguai, nesta quarta e quinta-feira (13 e 14/10). Os eventos são uma parceria da Emater/RS-Ascar, Embrapa Trigo, Pró-Etanol/RS e empresa de Sementes Milk Seeds. As orientações foram repassadas pelo extensionista e engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Valdir Zonin, pelo pesquisador da Embrapa Trigo, doutor Alfredo do Nascimento Junior, e pelo gerente da empresa Milk Seeds, Rogerio Vedelago.

Em Entre Rios do Sul, a programação aconteceu na propriedade da família Tumelero, localizada na Linha Vila União. No local, o produtor Marciano Tumelero expôs o manejo e a adubação, entre outras ações desenvolvidas no experimento. Nas estações foram analisados o desenvolvimento, características, sanidade, e mercado das cultivares. O pesquisador da Embrapa Trigo, Alfredo do Nascimento Junior, falou sobre o uso, os cuidados e as vantagens do triticale e das variedades do trigo Reponte e Bela Joia. Segundo ele, o triticale BRS Saturno, suas principais características são a rusticidade e a elevada produtividade, podendo atingir até cem sacas por hectare em condições boas.

Quanto à variedade do trigo Reponte, é um trigo de alta produtividade, ficando nos últimos cinco anos entre os primeiros colocados de todas as cultivares experimentadas. Também possui teores de amido, sendo ótima produção para o etanol. O pesquisador recomendou cuidados com o manejo, rotação de culturas, sementes sadias. Em relação à cultivar Bela Joia, destaca-se pela resistência às principais doenças (oídio, manchas e ferrugem). Também chamou atenção para os cuidados com a Giberela na maturação.

O extensionista e engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Valdir Zonin, que coordena as Unidades de Referência, observou que o Triticale, além de ser opção de grãos para etanol e ração animal, é uma excelente alternativa de silagem de inverno para bovinocultura de leite. Zonin destacou também que a principal meta do Pró-Etanol é a produção própria de etanol para autoconsumo estadual, que é de 1,5 bilhão de litros/ano.

A importância desta cultivar de inverno também foi destacada pelo gerente da empresa Milk Seeds, Rogerio Vedelago.
Participaram do evento o gerente adjunto do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar em Erechim, Cezar da Rosa, o extensionista e engenheiro agrônomo Valdir Zonin, a extensionista Fernanda Tacca Angonese e o extensionsita do Escritório Municipal de Entre Rios do Sul, Ernani Schneider. A atividade foi acompanhada pelo prefeito Jaito Leyter, pelo vice-prefeito Auri Vassoler, pelo secretário da Agricultura Dejacir Czarnobay, e pelo representante da empresa JBS, Vilmar Moura, entre outras lideranças.

VIADUTOS

Na quinta-feira (14/10), em Viadutos, o evento foi sediado nas propriedades dos produtores João Carlos Sganzerla e Rodrigo Kozer. A ação foi acompanhada pelo prefeito de Viadutos, Claiton Brum, pelo vice-prefeito, Giovan Sperotto, pelo secretário da Agricultura, José Antonio Olkoski, pelo gerente regional da Emater/RS-Ascar em Erechim, Gilberto Tonello, pelo presidente da Coopercana Porto Xavier, Vilson Ties, e pelo representante da Seara Alimentos, Gilmar Moura.

Também contou com a participação de representantes da Cooperalfa, Copérdia e Cresol, equipe do Escritório Municipal de Viadutos, Hernandes Rebelato e Rosaine Baldissera, além produtores e extensionsitas de outros municípios da região.

As três cultivares mostradas nas duas tardes de campo destacam-se pelo alto potencial produtivo, pelo alto rendimento de etanol e para produção de farelos e pela rusticidade. Além de Entre Rios do Sul e Viadutos, foram implantadas Unidades de Referência de Triticale nos municípios de Gaurama, Marcelino Ramos e Áurea, envolvendo 14 produtores, visando ainda avaliar o desempenho da cultivar em termos de rusticidade, produtividade de grãos e silagem da cultura.

Os eventos integram um conjunto de práticas que vêm sem desenvolvidas pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), na área de culturas de inverno.



FONTE: AGROLINK

Total
0
Shares
Previous Article

Marginal Pinheiros terá interdição para obras da Linha 17-Ouro do Metrô

Next Article

Aptidão agropecuária de Natal (RN) é explorada por engenheiros agrônomos

Related Posts